quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Gabarito da questão

E a resposta certa é...

letra e =)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

"Eis a questão!"

Paul Gauguin, De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?,1897, óleo sobre tela, (1,39m x 3,74m)

"Eu escapei de tudo que é artificial e convencional. Aqui, eu entrei no processo da verdade pura para me tornar um indivíduo unificado com a natureza." Paul Gauguin, um dos principais pintores do pós-impressionismo. Sua arte exerceu profunda influência em toda a arte moderna voltada para o exótico e o primitivo. Suas telas surgem carregadas da iconografia exótica do Taiti, país que foi sua grande paixão, cenas mostram um erotismo natural, fruto, nativas. Entretanto a obra "De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?" foi feita em sua volta à Europa. A respeito desta obra é correto afirmar que:

a) É uma tela pequena, pois Gauguin menosprezava sua vida e quis retratá-la como se fosse ínfima no mundo.

b) É uma tela de tamanho médio que apresenta uma profunda reflexão do artista sobre sua própria vida.

c) É uma tela de tamanho médio que representa as principais fases do ciclo da vida.

d) É uma tela de tamanho grande onde a leitura da obra é feita da esquerda para a direita, pois o artista estava focado na morte.

e) É uma tela de tamanho grande feita antes de uma frustrada tentativa de suicídio, pois Gauguin sofria longe do Taiti e não conseguia enquadrar-se novamente nos padrões Europeus.

Ha!
Tente responder se puder ;)

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Curiosidades

• Telas improvisadas
No Taiti, por causa da distância geográfica em relação aos grandes centros e da falta de dinheiro, Paul Gauguin tinha dificuldade de encontrar material para trabalhar em seus quadros. Muitas vezes, recorreu a panos de sacos para improvisar telas e, assim, continuar pintando.

• Noa Noa
Gauguin escreveu um livro sobre o Taiti. Em Noa Noa, registrou o que significava para ele - e para sua arte - a vida a milhares de quilômetros de distância da civilização. "Eu escapei de tudo que é artificial e convencional. Aqui, eu entrei no processo da verdade pura para me tornar um indivíduo unificado com a natureza".

• Nas telas do cinema
Gauguin - Um lobo atrás da porta, de Henning Carlsen, Dinamarca, 1986. Rumo ao Paraíso, de Mario Andrecchio, Austrália, 2003. O artista no primeiro filme é interpretado por Donald Sutherland e no segundo filme por Kiefer Sutherland, seu filho.

Fonte:

http://mestres.folha.com.br/pintores/10/curiosidades.html

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Obras de Gauguin

Aqui está um vídeo ilustrativo com as obras do artista em virtude à menção que fiz de suas telas. "Suas telas surgem carregadas da iconografia exótica do lugar, cenas mostram um erotismo natural, fruto, nativas." (vide postagem anterior)

Biografia de Gauguin

"Quando a tua mão direita estiver hábil, pinta com a esquerda; quando a esquerda ficar hábil, pinta com os pés." Paul Gauguin, um dos principais pintores do pós-impressionismo. Sua arte exerceu profunda influência em toda a arte moderna voltada para o exótico e o primitivo.

Sua vida, assim como a de qualquer um, é cheia de “altos e baixos”, idas e vindas...

Eugène-Henri-Paul Gaugin era filho de um jornalista francês e de uma escritora peruana. Viveu em Lima de 1851 a 1855. Aos 17 anos, entrou para a Marinha Mercante, onde permaneceu por cinco anos e teve a oportunidade de visitar o Panamá e o Pacífico. Aos 23 anos, esteve no Brasil, passando um mês no Rio de Janeiro.

Como um burguês, Gauguin foi bem sucedido, pois trabalhava na bolsa de valores de Paris e casou-se com uma dinamarquesa Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos. Porém, após uma exposição impressionista, em 1874, ele abandonou o emprego para se doar à arte e mais tarde divorciou-se. Creio que o motivo desse divórcio fosse a enorme paixão de Paul pelo Taiti. Suas telas surgem carregadas da iconografia exótica do lugar, cenas mostram um erotismo natural, fruto, nativas.

Após se libertar dos condicionamentos da Europa tentar enquadrar-se novamente foi frustração. Nessa fase, criou algumas de suas obras mais importantes, como "De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?", uma tela enorme que sintetiza toda sua pintura, realizada antes de uma frustrada tentativa de suicídio utilizando arsênio. Faleceu 4 anos depois em Dominica, nas ilhas Marquesas, onde morreu de sífilis, na pobreza.

Não vejo frase melhor para encerrar esta postagem que “As maiores almas são capazes dos maiores vícios, tanto quanto das maiores virtudes [...]” René Descartes. O motivo de ter escolhido esta frase é que muitos devem ter achado um desperdício quando Gauguin trocou a vida que muitos idealizam pela arte. Para julgar é preciso ser.


Fontes:

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u382.jhtm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Gauguin

http://www.algosobre.com.br/biografias/paul-gauguin.htm