segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Biografia de Gauguin

"Quando a tua mão direita estiver hábil, pinta com a esquerda; quando a esquerda ficar hábil, pinta com os pés." Paul Gauguin, um dos principais pintores do pós-impressionismo. Sua arte exerceu profunda influência em toda a arte moderna voltada para o exótico e o primitivo.

Sua vida, assim como a de qualquer um, é cheia de “altos e baixos”, idas e vindas...

Eugène-Henri-Paul Gaugin era filho de um jornalista francês e de uma escritora peruana. Viveu em Lima de 1851 a 1855. Aos 17 anos, entrou para a Marinha Mercante, onde permaneceu por cinco anos e teve a oportunidade de visitar o Panamá e o Pacífico. Aos 23 anos, esteve no Brasil, passando um mês no Rio de Janeiro.

Como um burguês, Gauguin foi bem sucedido, pois trabalhava na bolsa de valores de Paris e casou-se com uma dinamarquesa Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos. Porém, após uma exposição impressionista, em 1874, ele abandonou o emprego para se doar à arte e mais tarde divorciou-se. Creio que o motivo desse divórcio fosse a enorme paixão de Paul pelo Taiti. Suas telas surgem carregadas da iconografia exótica do lugar, cenas mostram um erotismo natural, fruto, nativas.

Após se libertar dos condicionamentos da Europa tentar enquadrar-se novamente foi frustração. Nessa fase, criou algumas de suas obras mais importantes, como "De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?", uma tela enorme que sintetiza toda sua pintura, realizada antes de uma frustrada tentativa de suicídio utilizando arsênio. Faleceu 4 anos depois em Dominica, nas ilhas Marquesas, onde morreu de sífilis, na pobreza.

Não vejo frase melhor para encerrar esta postagem que “As maiores almas são capazes dos maiores vícios, tanto quanto das maiores virtudes [...]” René Descartes. O motivo de ter escolhido esta frase é que muitos devem ter achado um desperdício quando Gauguin trocou a vida que muitos idealizam pela arte. Para julgar é preciso ser.


Fontes:

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u382.jhtm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Gauguin

http://www.algosobre.com.br/biografias/paul-gauguin.htm

Nenhum comentário: